Taquaritinga do Norte é contemplada com investimentos do PAC Seleções do governo Lula

 

Divulgação

O município de Taquaritinga do Norte vai receber 01 ônibus escolar, 01 creche/escola infantil e 02 Unidades Básica de Saúde.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou, nesta quinta-feira (7), em Brasília, o resultado de 16 das 27 modalidades do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, voltado para atender projetos prioritários apresentados por estados e municípios.

Foram contemplados programas nos eixos de saúde, educação e infraestrutura social e inclusiva, com R$ 23 bilhões em investimentos.

O município de Taquaritinga do Norte foi contemplada com importantes investimentos por meio do PAC Seleções do governo Lula, priorizando as áreas de educação e saúde.

Segundo informações divulgadas nas redes sociais pelo líder do governo na Câmara, vereador Geovane P. Cézar, Taquaritinga do Norte receberá 01 ônibus escolar, 01 creche/escola infantil e 02 Unidades Básica de Saúde - UBS. 

 





Raquel quer incentivar Pólo de Confecções comprando lá fardamento da rede estadual de educação

 

A governadora Raquel Lyra, no Campo das Princesas - SEI/Divulgação

Ideia está em projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa

A governadora Raquel Lyra (PSDB) quer dar um importante incentivo ao Pólo de Confecções do Agreste de Pernambuco.

A gestão tucana quer comprar o fardamento escolar dos alunos da rede estadual diretamente do Pólo de Confecções do Agreste.

Atualmente a compra dos uniformes é feita por licitação pública, podendo disputar empresas de todo o país. O dinheiro pode até sair de Pernambuco.

A ideia está em projeto de lei enviado nesta segunda-feira (4) para a Assembleia.

A proposta cria o "Programa de Desenvolvimento do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco- PE Produz Polo de Confecções".

"O PE Produz Polo de Confecções é mais uma medida que visa fomentar os arranjos produtivos locais, desta vez, tratando especificamente das atividades desenvolvidas no Polo de Confecções do Agreste, por meio da aquisição, por credenciamento de empresas situadas no referido Polo, de fardamentos e material escolar da área têxtil destinados aos discentes atendidos pela Rede Estadual de Educação, o que beneficiará a região e ajudará a circular a economia em todo o Estado, gerando desenvolvimento e bem-estar para todos os pernambucanos", explica a governadora, no projeto.

Segundo o Governo, o Pólo de Confecções do Agreste de Pernambuco possui mais de 2 mil empresas formais que produzem cerca de 50 milhões de peças por ano, sendo o seu o diferencial que possui muitos pequenos e médios produtores, permitindo, assim, melhor equilíbrio de distribuição de renda e um ambiente favorável para o empreendedorismo e para o surgimento de novos negócios.

"O PE Produz Polo de Confecções pretende priorizar a aquisição dos bens dos micros e pequenos empresários do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco", garante o Governo.

 

Jamildo

 

Tempo de espera para articulações e apoios

 

João Campos e Diogo Moraes. Reprodução/Blog do Edmar Lyra

Prefeito João Campos não confirma nome para secretaria e deve fazer mais mudanças

O prefeito do Recife, João Campos, não admitiu, mas não negou a escolha do deputado estadual Diogo Moraes (PSB) para a Secretaria de Saneamento. A decisão vem sendo ventilada e ganhou força após registro no Blog do Elielson.

"Diogo é um amigo querido, estivemos juntos em diversas lutas. Na minha primeira caminhada para deputado, tive o apoio da família dele. É muito preparado e pode desempenhar funções em qualquer área. As construções políticas são muito dinâmicas, e ele é um cara que sabe fazer política”, disse o prefeito à noite, após o Avante formalizar apoio a sua reeleição.

Aliados acreditam que o gestor só faça o anúncio após outras articulações. É esperado, por exemplo, que os vereadores licenciados Carlos Muniz (Política Urbana) e Rodrigo Coutinho (Esportes) deixem as secretarias para disputar a reeleição.

Isso representa pastas a serem negociadas com outras siglas. O prefeito, observam, tem tempo. A saída de Diogo Moraes abre vaga para o vereador Davi Muniz.

Nos últimos dias, João Campos deu passos que sinalizam para 2026, como a nota de apoio do PSB ao pré-candidato a prefeito de Caruaru José Queiroz, PDT, que entrou recentemente na base do Governo Raquel Lyra. Ontem, o gestor viu o Avante de Sebastião e Waldemar Oliveira, ao seu lado desde o fim do ano passado, oficializar a parceria.

Comenta-se que a governadora sentiu o impacto das movimentações. Esteve dois dias em Brasília e quando voltou o contexto era outro.

“Política é feito nuvem: quando você olha está de um jeito; quando olha mais uma vez, muda. O que a gente precisa é dialogar sempre para compreender a realidade”, declarou, antes de receber, no Centro de Convenções, 1.572 residentes que vão atuar no Estado.

 

Por Betânia Santana